"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática."

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

OUVI O CLAMOR DESTE POVO

CAMINHADA ECUMÊNICA POR JUSTIÇA AOS ALAGADOS DA VÁRZEA DO TIETÊ
Dia 16 de JANEIRO de 2010 - Sábado às 10:00 h


Percurso: vestidos com camiseta branca sairemos da Igreja Nossa Senhora Aparecida do Jd. Romano e seguiremos pelo Viaduto Carlito Maia – Av. Marechal. Tito – Estação de Trem do Itaim Paulista – Jardim Aymoré com retorno pela várzea do Rio Tietê.



"Por que é que meu filho morreu?"

Pergunta o Sr. Cássio Rodrigo Sales de Lima morador da Vila Itaim que perdeu seu filho de apenas seis anos de idade no dia 20 de dezembro, após a criança ter tido contato com as águas das enchentes, manifestou sintomas da leptospirose e faleceu dois dias depois sob cuidados médicos, os quais não atestaram a causa de sua morte. Indignado, seu pai quer saber das autoridades públicas o porque e de que seu filho, que sempre teve boa saúde, adoeceu e morreu num prazo de apenas dois dias.
Quais as providências para drenar a várzea e tirar a água que, inexplicavelmente, está há um mês nas casas das pessoas?

A situação a que têm sido expostos os moradores alagados da várzea do Rio Tietê tem origem numa TRAGÉDIA PREVISTA, o poder público deixou de limpar o Rio Tietê por anos e, para piorar, na chuva da madrugada do dia 08/12/2009 fecharam as comportas da barragem da Penha numa clara opção de inundar as casas dos pobres para preservar a casa dos ricos. O mais agravante é a apatia, o imobilismo e o descaso para com as várias mortes já ocorridas, as doenças e a total negação de direitos constitucionais dos moradores da várzea (proteção, saúde, moradia, direito a vida, entre outros), basta olhar para a falta de recursos humanos (principalmente na saúde) e para a falta de maquinários adequados para solucionar os problemas da enchente. Situação inaceitável ante a proposta orçamentária aprovada na câmara municipal para o ano de 2010 que reduz investimentos em obras nas áreas de risco de enchente e aumenta valor dos gastos com publicidade do prefeito Kassab.

Política habitacional do governo para dar início à construção do Parque Linear Várzea do Tietê: manter os alagados na lama podre até que se rendam à Bolsa-aluguel ou fiquem por anos em alojamentos coletivos.

Esta política de morte e de negação de direitos faz parte do projeto do governo do estado que prevê a remoção de quase 5 mil famílias da várzea do Rio Tietê para construir o que tem apresentado como o maior parque linear do mundo que será alicerçado com a morte do nosso povo para beneficiar os ricos. Desta maneira, sem apresentar nenhuma política habitacional às famílias marcadas para remoção/desapropriação, provocar uma enchente é uma maneira mais fácil e barata para expulsar os pobres das margens do Rio, oferecendo-lhes e m troca uma BOLSA ALUGUEL, um ALOJAMENTO COLETIVO por tempo indeterminado ou expondo-os a uma humilhante disputa por pouquíssimos apartamentos do CDHU construídos nas periferias das cidades vizinhas.

Se estas inundações e mortes atingissem a pessoas ricas, que providências o prefeito Kassab e o governador José Serra já teriam tomado? Acaso ignorariam as mortes e ofereceriam uma BOLSA ALUGUEL aos sobreviventes?

Se até aqui nos ajudou o Senhor Deus (I Samuel 7:12), nós queremos ir adiante com nosso clamor!

NA CAMINHADA POR QUALIDADE NO ATENDIMENTO À SAÚDE PÚBLICA, POR UMA IMEDIATA E JUSTA POLÍTICA HABITACIONAL – UMA CASA POR OUTRA CASA, PELA VIDA e NÃO À BOLSA ALUGUEL !

Organização: Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente da Vila Itaim e do Jardim. Romano

Apóiam esta luta: ACALeO – Ação Cultural Afro Lesta Organizada; Daniel Lanches da Vila Itaim; EDUCAFRO - Núcleo Bom Pastor da Vila Itaim; Ialorixá Selma de Oxossi e Babalorixá Márcio de Ogum da Vila Jacuí; Igreja Batista do Jd. Maia; Igreja Metodista Wesleyana da Vila Itaim; Movimento Cultural da Penha; Movimento em Marcha do Jardim Romano; Movimento Popular pelos direitos dos moradores das margens do Tietê e por justiça no processo de desapropriação; MULP – Movimento de Urbanização e Legalização do Pantanal; Pastorais Sociais das Igrejas Nossa Senhora Aparecida do Jd. Romano, São Joaquim do Jd. Noêmia, São José Operário da Vila Itaim, São Paulo Apóstolo do Jd. Aymoré, São Pedro do Jd. Aymoré e São Francisco de Assis de Ermelino Matarazzo; Sociedade Amigos do Jd. Noêmia; Sociedade Amigos do Jd. Maia; Sociedade Amigos da Vila Mara; Sociedade Amigos da Vila Nova Itaim e Associação dos Moradores de Vila Aymoré.


Oswaldo ACALeO

Nenhum comentário:

Postar um comentário